Gerenciamento de Risco, alternativa eficaz para gerenciar segurança



O principal erro da segurança da informação está no uso indiscriminado de tecnologias de segurança. Um paralelo aos ambientes de tecnologia da informação profissionais pode ser feito nos ambientes mais simples e até domésticos da segurança física. Recentemente, visitei amigos num edifício residencial em São Paulo. Do portão da rua até a porta do apartamento dos amigos, foram mais de dez câmeras de circuito interno de TV, inclusive uma no pequeno elevador. Todavia, fui autorizado a passar por dois portões automáticos e colocar o carro dentro do estacionamento para visitantes e chegar até a guarita do porteiro sem trocar nenhum diálogo com ninguém.

De outra feita, fiquei sabendo que o porteiro noturno do prédio onde está nosso escritório no Rio de Janeiro havia passado um grande susto numa noite do mês passado. Em frente ao seu local de trabalho, existe um monitor de circuito interno de TV, dividido em vários pequenos quadros, que mostram cada um dos andares do prédio. Pois nosso dedicado companheiro avistou um homem num desses quadros do grande monitor. Imediatamente ligou para a polícia, saiu do prédio e fechou a portaria (não havia mais pessoas trabalhando no edifício). Foi esperar o socorro do lado de fora. Quando a polícia chegou, entraram os dois, nosso porteiro e o policial para o saguão do prédio. Foram diretos para o grande monitor e muito espantado e apavorado, nosso porteiro só conseguiu dizer uma frase antes de sair correndo para a rua: “ Ih seu guarda, agora são dois caras lá dentro! “

Este artigo foi escrito em 2003, todavia, por ter recebido diversos pedidos de envio de cópias para pessoas que buscavam o tema na Internet, resolvi disponibilizá-lo novamente, pois não o considero ultrapassado. Baixe-o integralmente aqui.



Você gostaria de receber as atualizações do Monolithos? Assine o feed, Clique aqui.
Esta entrada foi publicada em Gestão e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>