Monolithos

O Monolito

Segundo a Wikipedia, monolito “é uma estrutura geológica, como uma montanha, por exemplo, constituído por um única e maciça pedra ou rocha, ou um único pedaço de rocha colocado como tal”.  Em grego (Monólithos), é uma palavra formada a partir de outras duas: “um” ou “único” e “pedra”, ou seja, significa “pedra única”. No Brasil, mais precisamente do Rio de Janeiro, existem dois monolitos muito famosos, o morro Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea. Outras pedras famosas que gosto muito, estão em Stonehange na Inglaterra, que é classificado como um monumento feito de monolitos que foram escavados como uma peça única de uma matriz rochosa.

Mas não foi nenhuma dessas pedras que me serviu de inspiração para batizar este blog. O monolito que me inspirou foi a pedra negra, de formato cubiforme e muito polida que serve para marcar as grandes transformações do ser humano no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, baseado em obra de Arthur Clarke.

Segundo Küller (Küller, J.A. Ritos de Passagem – Gerenciando Pessoas para a Qualidade. São Paulo, Editora SENAC, 1996, pg. 304 a 307), no filme de Kubrick, “o criativo emerge associado a dois símbolos: o monolito e a conjunção entre Sol e Lua. O monolito pode ser visto como símbolo do próprio impulso criativo. A Lua e o Sol, aparecendo juntos sobre o monolito, simbolizam a conjugação dos opostos.”

É essa a linha inspiradora que quero conduzir no monolithos, quero tentar ser criativo e conseguir conjugar os lados opostos do pensamento da Segurança da Informação. Em todos os blogs que criei, sempre direcionava o que estava escrevendo para um grupo de pessoas. Dessa vez, vou escrever para mim, em um exercício de estudo, revisão e reavaliação de conceitos. Se lhe interessar participar, será um prazer poder aprender com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>