Por que falham os Security Officers?



Já escrevi muitos blogs. Todos eram só meios para eu praticar o hobby de escrever. Uma vez trabalhei em uma pequena empresa que tinha um site muito ruim. Era até bonito, mas não era funcional, não aparecia nas pesquisas dos sites de buscas e não tinha quase visita nenhuma. Bem, o autor do site era a empresa de marketing de um dos sócios da empresa que eu trabalhava. Minha saída foi propor um blog corporativo. Foi um sucesso. Era funcional, aparecia bem nos sites de buscas e tinha uma visitação interessante. Foi essa a única experiência de blog profissional.

Hoje estou colocando no ar o monolithos, um blog exclusivamente profissional, onde escreverei sobre Segurança da Informação ou sobre seus assuntos correlatos. A intenção vai ser escrever para mim e me provocar sempre. Quero brigar comigo para não cair no lugar comum da frase lá do alto, acima do cabeçalho do blog: se for para fazer, que seja ao menos tentado fazer bem feito, profissional!


Nestes últimos meses tenho visto cada vez mais gente trabalhando com Segurança da Informação. Tenho ouvido muita bobagem, principalmente porque o maior defeito do profissional (?) de Segurança da Informação é achar que o tema mais importante da empresa que ele trabalha é Segurança da Informação. Ele continua policialesco, acuado pela área de TI e transformando a Segurança da Informação, a cada dia, na operacionalização da gestão de risco (adoro esse conceito, tem 4 anos e nunca ninguém concordou ou discordou dele).

Pois bem, fui fuçar a web e achei um texto que escrevi em outubro de 2002. Depois de lê-lo, achei que ainda estava bem atual: Por que falham os Security Officers? Pesquei-o de volta, está aqui para baixá-lo. Não se assuste com a quantidade de páginas, ele não foi feito para preencher as colunas das revistas web com seus artigos com a profundidade de um píres.

Estou relendo e reavaliando. Não se esqueça que o monolithos serve para me provocar. Contudo, se você quiser deixar seus centavos aqui nos comentários, fique à vontade para contestar, criticar, concordar, enfim, só não vale xingar a mãe.

Abraços e sucesso!



Você gostaria de receber as atualizações do Monolithos? Assine o feed, Clique aqui.
Esta entrada foi publicada em Gestão e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>